Gravidez na adolescência: Os sentimentos antes e depois
A gravidez na adolescência é tema de inúmeras discussões sociais, educacionais e até mesmo morais, o que continua trazendo às jovens enormes cargas de julgamento, pressão e medo. Além de expor todo o tabu acerca do sexo, ainda presente na sociedade.
| Foto: Getty |
Buscando compreender um pouco mais sobre como uma adolescente enfrenta tudo isso, conversamos com Tábata Maciel Alves, hoje com 19 anos mas que aos 17 se viu em meio a esse impasse.
Como lidou com as incertezas de criar uma criança e quais eram suas perspectivas?
“No começo eu fiquei em pânico e com muito medo, mas acho que esse medo todo era por conta do julgamento das pessoas. Eu demorei muito para aceitar a gravidez, só fui aceitar quando eu soube o sexo do bebê. Eu chorava todos os dias.”
Qual foi a reação da sua família?
“No começo foi bem difícil, todos ficaram bem tristes porque eu tinha 17 anos e nem tinha terminado o ensino médio. Tinha planos de começar a faculdade e logo em seguida fazer intercâmbio, então meio que foi uma decepção. “
Nós do Deus me Frida, pesquisamos sobre as alterações no número de casos nos últimos anos, conforme infográfico abaixo. Apesar da diminuição, os casos ainda acontecem em considerável número.
![]() |
| Infográfico realizado com Canva |
Visando a compreender se uma adolescente tem a mesma estrutura emocional de uma adulta ao lidar com a carga de ser mãe, ouvimos a psicóloga Ornella Pavani, que teve experiência atendendo a adolescentes e hoje em dia atua no atendimento de adultos.
Segundo Pavani, a adolescência é uma fase de muitas mudanças e descobertas, não só emocionais mas também físicas. A psicóloga segue pontuando que a responsabilidade de gerar um filho associada ao ciclo de desenvolvimento natural das garotas na adolescência torna as coisas ainda mais difíceis. E levantou o ponto de que “A cabeça fica tomada por um mix de emoções. Como vai ser agora? Como é cuidar de um outro ser?” As jovens enfrentam suas novas realidades por vezes sem nenhum tipo de auxílio psicológico e emocional. É como se o fato de ainda serem adolescentes fosse desconsiderado assim que se tornam mães.



0 O que as pessoas dizem...