Conheça o Projeto Empoderando Refugiadas
Projeto Empoderando refugiadas estreia
minidocumentário relatando os desafios das estrangeiras no país
| Foto:Fillipe Abreu |
O documentário produzido por Fillipe Abreu e Thays Prado retrata os desafios e conquistas de mulheres em situação de refúgio. Exibido no fim da 2ª edição do Projeto Empoderando Refugiadas (2016/2017), o vídeo contém cerca de 20 minutos, tornando público as percepções e histórias das mulheres contempladas pela iniciativa.
| Screenshot do Documentário apresenta a aula entre Razan e a técnica do facebook. / Arte realizada com adobe sparke |
Para o projeto, o trabalho é uma forma de empoderamento das cidadãs, haja vista que pode possibilitar a independência financeira. Tendo isto como ponto de partida, a iniciativa conta com diversas parcerias - institucionais e empresariais, como por exemplo, a Rede Caritas de São Paulo, Consulado da Mulher, Grupo Mulheres do Brasil, Facebook, Carrefour, Sodexo e Lojas Renner.
“Esse Trabalho é uma nova etapa da minha vida” – afirma Lúcia, da República Democrática do Congo.
| Mulheres assistem a Workshop/ Foto: Fillipe Abreu/ Arte realizada com Adobe Sparke |
Dados Gráficos: a situação dos refugiados no Brasil
Em suas últimas edições o Empoderando Refugiadas trouxe uma novidade. O Portal das Nações Unidas demonstrou que há um novo quadro de refugiadas no Brasil, surgindo a necessidade de ampliar a ação para outros lugares, como é o caso de Roraima. Sendo assim, o projeto se prontificou em abrir uma turma no estado, alcançando mais 30 mulheres. Segundo a ACNUR, em 2018, Roraima esteve entre os estados com mais solicitações de refúgio: 50.770.Os dados sobre refúgio no Brasil ainda se estende um pouco mais. O Deus me Frida organizou um infográfico para apresentá-los:


0 O que as pessoas dizem...